Acadêmicos


Derlei Catarina De Luca
In Memoriam

Derlei Catarina De Luca

Cadeira n°.1
Patrono
Textos Literários
Obras Publicadas

CURRÍCULO

Nasceu em Içara, SC, no dia 17 de setembro de 1946. Professora formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, estudou na Universidade do Oriente, em Santiago de Cuba. 
 
Foi Militante da Ação Popular Grupo de Combate à Ditadura; fundou e coordenou o Comitê Catarinense Pró Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, hoje Memorial dos Direitos Humanos, no qual exerce atividades. 
Milita no Grupo Tortura Nunca Mais e mantém acesa a luta pela abertura dos arquivos da repressão. Em 1988, recebeu o título de Cidadã Honorária de Criciúma e, em 2001, recebeu da Assembléia Legislativa de SC a Medalha Antonieta de Barros. 
 
É pesquisadora da história da imigração italiana e organiza,  emestralmente, o “Informativo da Família De Luca”. Vem publicando, anualmente, contos, crônicas e textos sobre a colonização italiana na Revista Acadêmica da ACLe, desde 1999.
 
Livros publicados: Os jasmins do Jardim de Paolo, em 2000, sobre os 120 anos da Família De Luca no Brasil. No corpo e na alma, 1ª ed. Em 2002, e 2ª ed. em 2008, sobre a clandestinidade e as prisões políticas. História e Geografia de Santa Catarina para o Ensino Fundamental e História e Geografia de Içara, já usados pelos professores da Rede Municipal e publicado pelo poder público em 2008. Em 2010, lançou o livro Além da lenda, de histórias e contos recolhidos na Região Sul do Estado.


Todos os direitos reservados | Ano 2018

Rua Coronel Pedro Benedet, 190 | Sala 512 | Centro
Edifício Catarina Gaidzinski | Criciúma - SC
falecom@acle.com.br

Desenvolvimento: Infoline by Rita Lima