Acadêmicos


Dione Fernandes Virtuoso

Dione Fernandes Virtuoso

Cadeira n°.34
Patrono
Textos Literários
Obras Publicadas

CURRÍCULO

Catarinense, nascida na cidade de Tubarão, mas radicada desde os 15 anos em Criciúma.
 
Formada em dois cursos de Artes pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com Pós Graduação em Arte Educação, lecionou em Colégios Estaduais e no Colégio de Aplicação da Universidade na qual se formou. Participou do Grupo de Estudos Pesquisa/Formação da referida universidade, que registrou suas práticas e aprendizagens após seis anos de caminhada, no livro “Pesquisa, Formação e Autoria”.

Iniciou na net em 2008 com vários trabalhos em Power Point e Vídeos para alguns poetas e poetisas despertando seu lado poético que estava adormecido desde a sua adolescência.

Nas horas vagas, além de suas poesias, gosta de criar suas obras de arte em seu atelier.
 
Participou de várias Antologias no Brasil e Portugal. Além dos prêmios recebidos na net, foi laureada com o troféu “Cecília Meireles” na Noite das Mulheres Notáveis em Itabira/MG, em abril de 2014. Neste mesmo ano venceu o XV Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras – ACLe, categoria maturidade, nas modalidades poesia e crônica.
 
No ano de 2015, venceu o XVI Concurso da mesma Academia, obtendo o 1º e 2º lugares em poesia e conto, respectivamente.
 
Em 2016, participou da Antologia Literária Bilingue, recebendo Menção Honrosa pelo seu poema. Neste mesmo ano, tomou posse como Acadêmica Imortal, cadeira 34, da ACLe-Academia Criciumense de Letras.
 
Também é membro da AVSPE – Academia Virtual de Escritores e Poetas e Acadêmica correspondente da Academia Feminina Espírito Santense.

É uma pessoa romântica, sensível e que ama sua família e a vida!


Todos os direitos reservados | Ano 2018

Rua Coronel Pedro Benedet, 190 | Sala 512 | Centro
Edifício Catarina Gaidzinski | Criciúma - SC
falecom@acle.com.br

Desenvolvimento: Infoline by Rita Lima