Acadêmicos

 

Edna Margarida Gaidzinski Bastos

Edna Margarida Gaidzinski Bastos

Cadeira n°.11
Patrono
Textos Literários
Obras Publicadas

CURRÍCULO

 

Nasceu em Criciúma,  SC, no dia 15 de janeiro de 1943. Fez seus primeiros estudos no Colégio Sagrada Família, de Forquilhinha, no Grupo Escolar Professor Lapagesse e na Escola Particular Zulcema Povoas Carneiro, de Criciúma. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre, RS. É formada em História da Música pela Escola Béla Bartók, de Criciúma.

 

Frequenta o Curso de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Centro de Atendimento à  Literatura e à Língua Portuguesa - CALLP, desde 1991.

 

Premiada em vários concursos literários, mereceu “Menção Honrosa” no Segundo Concurso Literário Cidade de Criciúma, com o poema “Paulicéia - tributo a Mário de Andrade”. Tem crônicas e contos publicados em jornais. Participação em coletâneas: Poemas de oito faces, do CALLP, em 1996; Pérgula Literária IV, em 1999, Editora Valença SA, RJ; Cem poemas do Callp, em 2001; Olhos d'alma, Antologia, em 2004; Vem publicando na Revista Acadêmica da ACLe, desde o seu primeiro volume, contos, crônicas, poemas e análise literária. Para a ACLe, organizou os livros Vida em poesia, obra literária da Acadêmica Neusa Nunes Vieira, publicado em 2000, e Obra Poética, do Patrono José Henrique Girão, publicado em 2007.

 

Em 2007, a poeta foi agraciada pela Academia Catarinense de Letras com o Diploma de Mérito Categoria Poesia, pela publicação do livro de poemas Tudo Num Só Verso. Livros publicados: Palavra liberta, poemas, em 1998; Na linha do horizonte, poemas, em 2002 e Tudo num só verso, poemas, em 2007. Foi presidente da ACLe na gestão 2007/2008. Reeleita, é a atual presidente, na gestão 2009/2010.