Acadêmicos

 

Ronaldo David

Ronaldo David

Cadeira n°.7
Ocupante
Textos Literários
Obras Publicadas

CURRÍCULO

 

O Acadêmico Ronaldo David é natural de Imbituba, SC. Nasceu em 04 de novembro de 1950, filho de Diomar Firmino David e Ruth Maria Clarindo David. Reside em Criciúma, SC, desde 1987. Formação: Faculdade de Pedagogia na Fundação Universitária de Criciúma – FUCRI, em Administração Escolar e Psicologia Educacional, em Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia e Estrutura de Ensino em Séries Iniciais. Cursou períodos universitários incompletos de Administração, Letras e Estudos Sociais na FUCRI, em Criciúma, SC, e de Letras, História, Economia e Administração de Empresas na UNOESC, em Cascavel, PR.
Foi professor nos seguintes Educandários:
Escola Básica Tullio Cavallazzi, em Rio Fiorita, Siderópolis, SC; Colégio Sebastião Toledo dos Santos e Colégio Marista, em Criciúma SC;
Escola Básica José do Patrocínio, Colégio Don Orione e Escola Santa Bárbara – CINEP, em Siderópolis, SC;
Centro Educacional Costa e Silva e Centro Educacional Santos Dumont, em Cascavel, PR;
Foi Diretor de Cultura do Município de Cascavel, PR; Diretor de Cultura e do Centro Cultural Santos Guglielmi, do Município de Criciúma, SC;
Assessor de Educação e Cultura do Município de Siderópolis, SC;
Assessor de Cultura para implementação da Fundação Cultural de Içara, SC;
Técnico Judiciário no Fórum de Criciúma, SC, desde 1996.

Mantém atividade cultural intensa desde os primeiros anos universitários, a partir de 1970, tendo recebido 61 prêmios literários em contos, poesias, crônicas e musicais em vários estados, do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, DF, onde foi premiado com Medalha de Ouro no 4º Concurso Nacional de Poesias, em 1984. Incentivador de lançamentos literários, revisa e organiza textos de autores do sul catarinense, além de prefaciá-los, fazer “orelhas”, apresentações e divulgá-los.
Entre 1977 e 2004, manteve colunas de Cultura e Crítica Literária em vários jornais de Criciúma e Siderópolis, SC, e em Cascavel, PR. É membro da Academia de Filosofia de Criciúma, SC, desde 2003, em sua cadeira nº 20.
Foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Criciúma, SC, em 2003, por serviços prestados à educação e cultura e, com o título de Cidadão Honorário de Treviso, SC, pelo trabalho realizado na emancipação do Município e por atividades educacionais.

Participou de diversos lançamentos literários desde 1981, fazendo parte de 11 Antologias de Poetas e Escritores, de 6 Seletas, 2 livros de Poesias Escolhidas.