A Sede

 

SEDE DA ACLe: "CASA DE JOSÉ PIMENTEL"

José Pimentel, filho de Aurélio Pinto Pimentel e de Maria de Andrade Pimentel, nasceu em 03 de Março de 1915, no município de Aracruz, Estado do Espírito Santo. Aos 06 anos ficou órfao de pai e mae, sendo criado por seus irmaos Emilio e Etelvina.
Fez seus primeiros estudos na escola Modelo Jerônimo Monteiro, na cidade de Vitória, ES. No Ginásio Estadual do Espírito Santo, completou o curso ginasial e pré-jurídico.

Foi revisor e redator do Jornal 'Diário da Manha' e Secretário e Redator-Chefe do Jornal 'Tribuna Capixaba', de Vitória. Em 1940, foi nomeado Secretário do Serviço Nacional de Itapemirim, tendo se transferido nesse mesmo ano para a cidade do Rio de Janeiro, onde exerceu as funçoes de revisor de provas da Imprensa Nacional.
Em 20 de dezembro de 1943, formou-se advogado pela Faculdade de Direito de Niterói, passando a exercer a advocacia no foro carioca.

Em 29 de junho de 1945, transferiu-se para a cidade de Criciúma, SC, onde teve importante atuaçao como advogado e participaçao ativa no desenvolvimento social e cultural do Município. Em 1949, casou com Darcy Angeloni, com quem teve as filhas Marilena, Ilka e Marília.
Dr. José Pimentel, participou das fundaçoes da Sociedade Criciumense de Assistencia aos Necessitados (SCAN), do Bairro da Juventude, dos Colégios Madre Teresa Michel e Sao Bento, e da Escola de Comércio de Criciúma, exercendo, nesta última, o magistério em Língua Portuguesa. Foi Vereador, por duas legislaturas, pela legenda da Uniao Democrática Nacional.

Em 02 de maio de 1955, fundou o jornal 'Tribuna Criciumense'.
Foi Diretor-Presidente da Força e Luz de Criciúma.
A partir de 1950, exerceu a funçao de advogado na Companhia Carbonífera Próspera S/A. Publicou diversos trabalhos com a coadjuvaçao de Mário Belolli, focalizando a história de Criciúma.
Participou da fundaçao do Rotary Club de Criciúma, trabalhando incansavelmente pela soluçao dos problemas mais agudos da coletividade criciumense: a poluiçao e o menor carente. Foi Presidente da ACIC - Associaçao Comercial e Industrial de Criciúma.
Homenageado pelos fundadores da Academia Criciumense de Letras, segundo seus estatutos, no Artigo 1o, parágrafo 2o, no qual consta: "sua sede denomina-se 'Casa de José Pimentel'".
Dr. José Pimentel, faleceu em 06 de setembro de 1984, em Criciúma, SC.